CNU 2025: dois municípios do AC aplicam provas no domingo (5); saiba como consultar local
29/09/2025
(Foto: Reprodução) CNU 2025 tem edital publicado: veja datas, vagas e como se inscrever
A menos de uma semana das provas do Concurso Nacional Unificado (CNU), os candidatos do Acre já podem consultar em qual endereço devem fazer o exame. No estado, as provas ocorrerão na capital Rio Branco e em Cruzeiro do Sul, no interior do estado.
As provas objetivas serão aplicadas no próximo dia 5 de outubro, das 13h às 18h (horário de Brasília). Apenas os aprovados nessa etapa seguem para a prova discursiva, marcada para 7 de dezembro.
📲 Participe do canal do g1 AC no WhatsApp
No Acre, onde o CNU registrou o menor número de inscritos do país, pouco mais de 4,1 mil pessoas vão disputar as vagas abertas.
O estado ficou atrás de Roraima e muito abaixo da média nacional, que chegou a mais de 28 mil inscrições por unidade da federação.
O cartão de confirmação de inscrição, que traz informações pessoais e o local da prova, foi liberado pelo governo federal na última segunda-feira (22).
LEIA MAIS:
Acre tem o menor número de inscritos do país no CNU 2025
Ifac abre inscrições com quase mil vagas para cursos técnicos; veja quadro
Os candidatos foram alocados nos locais de prova de acordo com o CEP informado no momento da inscrição. O cartão também traz dados como o número definitivo de inscrição, os horários das provas e eventuais informações sobre atendimento especializado ou uso do nome social.
Para consultar, é preciso acessar a mesma página utilizada no momento da inscrição: inscricao-cpnu.conhecimento.fgv.br, fazer login com a conta gov.br e entrar na Área do Candidato. Embora não seja obrigatório, o Ministério da Gestão recomenda imprimir o cartão para facilitar a identificação da sala no dia da aplicação.
Em 2024, o estado também já havia se destacado negativamente, quando registrou a segunda maior taxa de abstenção nas provas, com quase 60% dos candidatos faltando à prova. Ao todo, a seleção deste ano oferece 3.652 vagas para cargos de níveis médio, técnico e superior, com salários que variam entre R$ 4 mil e R$ 16 mil.
Segunda edição do Concurso Nacional Unificado (CNU
Ministério da Gestão e Inovação
Como serão as provas?
Prova objetiva (5/10/2025): múltipla escolha, com cinco alternativas e apenas uma correta. A quantidade de questões varia conforme o nível do cargo:
Nível Superior: 90 questões (30 gerais + 60 específicas)
Nível Intermediário: 68 questões (20 gerais + 48 específicas)
Prova discursiva (7/12/2025): na etapa discursiva, os candidatos deverão elaborar textos conforme o nível de escolaridade exigido para o cargo.
Nível Superior: 2 questões, das 13h às 16h
Nível Intermediário: 1 redação, das 13h às 15h
📆 Confira o cronograma oficial
Prova objetiva: 5/10, das 13h às 18h (horário de Brasília)
Convocação para prova discursiva e confirmação de cotas/PcD: 12/11
Envio de títulos: 13 a 19/11
Prova discursiva: 7/12
Procedimentos de confirmação de cotas: 8 a 17/12
Divulgação da 1ª lista de classificação: 30/1/2026
VÍDEOS: g1