TCE-SP faz fiscalização para verificar a qualidade da merenda em escolas de 19 cidades do Vale e região
29/09/2025
(Foto: Reprodução) Tribunal de contas de SP faz fiscalização em escolas da região
O Tribunal de Contas do Estado de São Paulo realiza, nesta segunda-feira (29), uma fiscalização para checar a qualidade da merenda escolar servida em escolas estaduais e municipais de 19 cidades do Vale do Paraíba e região bragantina.
Os técnicos e os auditores do Tribunal de Contas iniciaram as visitas pela manhã, às 8h, em escolas públicas. No estado de São Paulo, a fiscalização, que é surpresa, é feita em 371 escolas em 270 cidades.
Na região, as cidades que estão sendo fiscalizadas são:
Atibaia
Bom Jesus dos Perdões
Cachoeira Paulista
Canas
Cunha
Igaratá
Jacareí
Lavrinhas
Lorena
Monteiro Lobato
Nazaré Paulista
Paraibuna
Piracaia
Pindamonhangaba
Redenção da Serra
São Bento do Sapucaí
São José dos Campos
Taubaté
Tremembé
Ainda segundo o tribunal, o objetivo da fiscalização é verificar as condições de preparo e distribuição da alimentação escolar; identificar os tipos de alimentação oferecida e sua frequência; observar a presença de nutricionistas na elaboração/supervisão dos cardápios, a recepção de insumos e o preparo das refeições.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Vale do Paraíba e região no WhatsApp
Os auditores do TCE também irão avaliar o armazenamento dos produtos utilizados na alimentação escolar, assim como as práticas de higiene adotadas no preparo, verificar a infraestrutura das cozinhas, despensas e refeitórios, além dos equipamentos e utensílios utilizados e observar a atuação dos Conselhos de Alimentação Escolar (CAE).
A ação, que ocorrerá até às 16h, conta com visitas realizadas por auditores com apoio remoto do Conselho Regional de Nutrição.
Os trabalhos poderão ser acompanhados em tempo real por meio de uma central de monitoramento que pode ser acessada pela internet.
De acordo com o Tribunal de Contas do Estado, a ação é considerada "a maior fiscalização ordenada realizada pelo TCE sobre o tema".
Até a última atualização desta reportagem, ainda não havia um balanço final da operação.
Merenda escolar em imagem de arquivo.
Fábio Tito/ g1
Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região bragantina